O que você precisa saber sobre as principais taxas de juro do seu terreno

As principais taxas de juros utilizadas em terrenos são o IGP-M e o IPCA. Mas essas taxas não são usadas apenas para loteamentos. Elas regulam a variação de preços de bens e serviços para os consumidores brasileiros, até mesmo o valor da mensalidade de academia.

 

O que é o IGP-M

IGP-M – Índice Geral de Preços do Mercado – foi criado em 1940 pela Fundação Getulio Vargas (FGV) para medir a inflação e mapear a movimentação de preços de bens e serviços. Esse índice é calculado mensalmente pela instituição, mas é aplicado anualmente. 

 

Ele deve ser monitorado por pessoas de diversos setores da economia, mas principalmente investidores, pessoas que estão ligadas ao mercado imobiliário (desde quem paga aluguel até quem está vendendo o seu imóvel), e quem atua na indústria.

 

Como calcular o IGP-M

O cálculo do IGP-M é feito baseado em preços da indústria, construção civil, agronegócio, varejo e atacado. Por isso ele determina a oscilação de preço de tantos produtos e serviços. Para fazer esse cálculo são utilizados outros três índices, também feitos pela FGV, são eles: 

 

  • Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M): compõe 60% do IGPM:

Se refere à variação dos preços dos produtos agrícolas e industriais no setor atacadista.

 

  • Índice de Preços do Consumidor (IPC-M): compõe 30% do IGPM:

Tem relação com a variação dos preços pagos pelos consumidores, nas áreas da saúde, educação e alimentação.

 

  • Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M): compõe 10% do IGPM.

É relativo à variação dos preços do setor de construção, desde mão de obra, até os gastos que envolvem a construção de imóvel. 

 

O que é o IPCA

A função do IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – é similar à do IGP-M, medir a inflação de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo, referentes ao consumo pessoal das famílias. Mas ele foi colocado como indexador oficial da inflação no nosso país. O IPCA também é calculado mensalmente, contudo é feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de de Geografia e Estatística). Ele é produzido pelo SNIPC- Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor. 

 

Como calcular o IPCA

O cálculo é feito comparando os preços de uma cesta de produtos e serviços de um mês, com o mês anterior. As categorias que o IPCA contabiliza são: 

  • Alimentação e bebidas;
  • Habitação;
  • Artigos de residência;
  • Vestuário;
  • Transportes;
  • Saúde e cuidados pessoais;
  • Despesas pessoais;
  • Educação;
  • Comunicação.

 

Mas não são levadas em conta os preços de todas as cidades brasileiras. Ele contabiliza as regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, além do Distrito Federal e dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju.

 

Como essas taxas são usadas em lotes?

É claro que ninguém gosta de pagar juros, mas vendo o lado positivo, essa taxa é algo que garante a valorização do seu terreno. Porque quando for vendê-lo, por exemplo, ele vai estar valorizado, não terá seu preço original, terá o preço ajustado. 

 

O índice usado varia em cada loteadora e loteamento. Normalmente quem escolhe a taxa utilizada é a loteadora, mas depois de acordado com o cliente, a taxa não muda. Ou seja, se foi feito o contrato constando que vão utilizar o IGP-M, ele será a métrica. 

Compartilhe

Categorias

Compartilhar: