Não compre seu terreno antes de saber disso

Comprar um terreno significa mais do que a segurança de um lar. É ter liberdade para fazer o que você sempre sonhou. Mas para esse sonho se concretizar, existem alguns pontos que precisa considerar antes de finalizar a compra do seu terreno. Separamos os mais importantes com base nos nossos 11 anos de experiência no mercado.

Zoneamento Urbano

O zoneamento urbano divide a cidade em zonas e determina regras específicas para cada uma. É ela que determina a quantidade de espaço do lote que pode ser ocupado; o tipo de função de cada zona (comercial, residencial, agrícola ou mista); a altura máxima da construção; a estética da obra; o afastamento mínimo lateral, frontal e dos fundos; entre outros. Tudo isso é importante consultar para saber como poderá construir sua casa. Por exemplo, se você quer uma casa de três andares, mas na sua zona só podem construções de um andar, você terá um problema.

Depois que comprar um terreno, pode dividir e vender somente parte dele?

É comum que clientes nossos comprem o terreno para fazer geminadas e queiram vendê-las separadamente mais tarde. Ou comprem o terreno em família e depois decidam dividi-lo, mas só poderão dividir desde que tenha frente mínima para a rua e áreas mínimas exigidas pelas prefeituras. E cada cidade possui sua lei de zoneamento. Esse processo demanda trâmites jurídicos, junto às prefeituras e aos cartórios de cada cidade. 

Muitas vezes já sabemos que não é possível dividir, pois nem que a divisão fosse apenas em duas partes, não daria a metragem suficiente exigida por aquele zoneamento. Mas, caso haja a possibilidade inicialmente é necessário que, com ou sem construção, um profissional habilitado pelo CREA faça um memorial descritivo e as plantas, que devem ser protocoladas e aprovadas na prefeitura. Em seguida, se estiver tudo dentro das normas, a prefeitura concederá um alvará. Que deverá ser levado, junto com as plantas, o memorial e um requerimento de desmembramento no cartório de Registro de Imóveis. Se estiver tudo correto, o Oficial de Registro de Imóveis dará continuidade e permissão para a divisão, encerrará a matrícula originária e abrirá as novas matrículas de cada imóvel. 

Um terreno residencial pode se tornar comercial depois?

Para saber se isso é possível você precisa saber se o Plano Diretor da sua cidade permite comércio na sua região. Essa consulta varia entre municípios, alguns você consegue ver online, através do site da prefeitura, enquanto outros é necessário ir até a prefeitura e solicitar o Plano Diretor.  Contudo, se o lote fica dentro de um condomínio e as regras do mesmo não permite comércio, é claro que será possível fazer essa troca. 

Como escolher a melhor localização

Primeiramente, quais são suas prioridades ao comprar o terreno? Ter uma escola boa por perto, um supermercado ou você quer algo mais afastado do centro da cidade? Também é importante levar em consideração a vizinhança, se é barulhenta ou se existem edifícios grandes no entorno que podem bloquear sua vista ou o sol. Outro fator relevante é a iluminação. Desde a posição do sol, até o quanto ele vai bater em cada local do terreno. Para saber se receberá o sol da manhã ou da tarde, abra um aplicativo de bússola no celular e certifique-se disso. E não se esqueça que ao longo do ano a posição do sol muda. 

Lembre-se também do crescimento da cidade. Se a região tem potencial para valorização, podem abrir mais comércios e pontos de ônibus, por exemplo, até sua construção ficar pronta. Recomendamos que faça uma lista da sua maior até a menor prioridade do que quer ter em volta do seu terreno. Assim, quando começar a procura, ficará mais fácil delimitar o que pode ou não abrir mão. 

Quer saber sobre mais algum ponto que não detalhamos aqui? Nos mande uma mensagem que vamos ficar felizes em esclarecer para você e te ajudar a encontrar o terreno ideal para construir seu futuro. 

Compartilhe

Categorias

Compartilhar: