Como funciona a valorização de um terreno?
Investir no mercado imobiliário é uma opção de muitos brasileiros, até porque imóveis e terrenos têm valorizado de 15% a 20% ao ano, de acordo com os índices Índice Geral do Mercado Imobiliário Comercial (IGMI-C), Índice Fipe ZAP e o Índice Geral de Preços Imobiliários. Não existe uma tabela ou fórmula matemática exata para determinar essa valorização. O que existe são estimativas conforme os índices e fatores de cada imóvel, como:
- Localização;
- Conservação;
- Segurança;
- Topografia do terreno;
- Possibilidade de construção;
- Documentação em dia;
Se o objetivo for INVESTIMENTO, qual o melhor momento para comprar?
De maneira geral, a melhor opção é assim que liberar para venda (no lançamento). Mas para você não se precipitar, é preciso já ter estudado a região do terreno e ter os indícios de valorização e não apenas comprar por estar na fase inicial de vendas.
Quando as construções se iniciam também é um excelente momento, porque o loteamento poderia aparentar ser mais simples, com a chegada de construções de alto padrão, pode ocorrer a busca por parte de pessoas que desejam construir este tipo de imóvel também.
Como escolher a cidade para investimento
Na hora de investir, é sempre bom considerar outros locais além da sua cidade de residência, mas como saber se o terreno naquela cidade é um bom investimento?
- Analise se naquela cidade existem muitas ofertas de terrenos ou loteamentos com diversas unidades à venda por muitos anos;
- Descubra se o terreno está em uma região já valorizada ou em expansão;
- Estude as condições de pagamento. Você pode pagar um valor ainda menor à vista, e ter um retorno maior posteriormente;
- Considere cidades do interior e não apenas as grandes metrópoles;
- Procure empresas que tenham imóveis em diferentes regiões do Brasil, dessa forma os corretores terão mais experiência para te atender e indicar as melhores opções;
O que valoriza mais: terreno em loteamento aberto ou em condomínio?
Até mesmo a lei que rege cada tipo de terreno é diferente. Isso porque com um lote aberto você tem possibilidades maiores de construção. Como por exemplo, se o Plano Diretor da sua cidade permitir que você construa um imóvel residencial ou comercial, você tem duas possibilidades. Enquanto que dentro do condomínio, não.
Ao mesmo tempo, o condomínio oferece muito mais benefícios. Como segurança, área de lazer e entretenimento em um local próximo, incluindo piscinas, sauna, sala de jogos, salão de festas, playground, quadras desportivas, área para churrasco, etc. Isso tudo valoriza o terreno e o deixa mais caro, caso esteja pensando em revender depois.
Mas uma coisa é certa, se seu lote tiver saldo positivo com as características que listamos acima, seja ele um lote aberto ou em condomínio, as chances de valorizar são altíssimas.
Aqui na GF Loteamentos trabalhamos com todos os tipos de terrenos em diversos locais do país, para conhecer as opções é só clicar aqui.